Ação educativa/Material Didático

Material Didático

De extrema importância no apoio ao trabalho de professores e educadores na aplicação da lei 11. 645 em sala de aula, o Material Didático que está sendo preparado pela Ação Educativa do projeto Séculos Indígenas no Brasil busca abordar o tema das culturas indígenas de forma a oferecer um trânsito de saberes entre este universo cultural complexo, onde o conhecimento é uno, e as disciplinas e conteúdos programáticos dos currículos escolares, onde o conhecimento é fragmentado em áreas de saber especializadas. Para tanto, foram experimentadas algumas estratégias para elaboração deste material durante o Módulo II do Fórum de Atualização Sobre Culturas Indígenas, trabalho que envolveu os professores da rede de ensino do GDF, e durante o Curso de Formação de Mediadores, que envolveu jovens estudantes secundaristas e universitários de Brasília, indígenas na sua maioria.

Assim, durante Módulo II do Fórum de Atualização Sobre Culturas Indígenas, a Ação Educativa estimulou os professores participantes a produzirem um mapa temático, onde foram elencados diversos aspectos, temas e assuntos referentes às culturas indígenas, procurando relacioná-los às disciplinas curriculares onde estes temas teoricamente se enquadrariam. O resultado aponta para a impossibilidade de se categorizar os temas como de interesse de apenas uma área de conhecimento ou disciplina, o que leva o material a estar organizado em temas amplos, que podem ser discutidos em mais de uma disciplina. Esta característica aponta para o potencial de se realizarem ações conjuntas entre professores de diferentes áreas, que podem tratar de um mesmo tema por vieses distintos e operar ações coordenadas em seus programas de aula. Esta proposta, no nosso entender, é uma colaboração importante para ampliar as faculdades críticas e a compreensão holística dos alunos e um estímulo à realização de projetos interdisciplinares e colaborativos entre professores de diferentes áreas.

Quanto ao conteúdo, optamos, sempre que possível, por buscar fontes originais de pesquisa, ao invés de simplesmente recorrermos à biografia existente sobre o assunto, que nem sempre traduz a imagem dos diversos povos indígenas ainda existentes no território brasileiro de forma imparcial e correta. Encontramos na equipe de mediadores culturais da própria Ação Educativa do projeto Séculos Indígenas, composta em sua maioria por jovens indígenas, muitos criados dentro das suas culturas tradicionais, a fonte que consideramos a mais apropriada para embasar nossas pesquisas de conteúdo. Desta maneira, foram realizadas diversas entrevistas, através de dissertações e conversas gravadas, que forneceram as bases de conteúdo para a edição deste material. Por este meio, acreditamos estar oferecendo uma fala que melhor represente a imagem que os próprios indígenas tem de si mesmos, sem que seja necessário buscarmos intérpretes que os representem. O material, portanto, tem a co-autoria deste jovens indígenas, que acolherão os estudantes e professores nas visitas educativas à exposição Séculos Indígenas no Brasil.

O Material Didático será composto por um conjunto de peças, algumas dirigidas aos professores e educadores, como o caderno de textos e o mapa conceitual, e outras aos alunos, como o Jogo cobra-rio (nome provisório), o Jogo da Onça e também o mapa conceitual. Seu conjunto de peças pretende oferecer ferramentas para o trabalho do professor (pesquisa e preparação de aulas) e para os alunos (jogos, debates, atividades práticas e lúdicas e reconhecimento de assuntos de interesse). O material inclui ainda um DVD com filmes e depoimentos pertencentes ao acervo áudio-visual do Projeto Séculos Indígenas no Brasil. Será distribuído gratuitamente aos professores que visitarem a exposição com os seus alunos.